segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A Educação Física e sua Relação com a Aprendizagem


"O processo de aprendizagem se dá através e sobre o corpo e, neste sentindo, deve oportunizar a reflexão sobre este homem que sente, se expressa, e aprende por meio do movimento..."


Nos últimos trinta anos, a produção acadêmica da Educação Física tem se apresentado de forma cada vez mais marcante e sua relação direta com o processo de aprendizagem cada vez mais sendo debatida. Se historicamente a Educação Física era compreendida enquanto uma área de conhecimento, que se dedicava ao ensino de técnicas esportivas, atualmente trata de discutir um dos aspectos da cultura, a chamada cultura corporal.

Mas o que essa mudança de concepção tem haver com o processo de aprendizagem?

A primeira resposta caminha exatamente na direção de indicar a frouxidão de suas amarras com suas raízes biológicas/higienistas, fato que a liberta da simples execução de movimentos com finalidade de rendimento.

A orientação de propostas pedagógicas de cunho marxista, e orientadas pelas teorias críticas, indicam o compromisso com o fomento do debate sobre o homem e sua relação com a cultura.

Se no entedimento de Vygotsky (1993) o pensamento é gerado pela movimentação, ou seja, pelos nossos desejos, necessidades, interesses e emoções, cabe à Educação Física assumir uma postura centrada no processo de aprendizagem ( uma dimensão que utrapassa os limites pedagógicos/didáticos, mas que também encontra na realidade concreta).

O processo de aprendizagem se dá através e sobre o corpo e, neste sentido, deve oportunizar a reflexão sobre este homem que sente, se expressa, e aprende por meio do movimento e que, em última análise, é produzido por um determinado tipo de sociedade.
Compreender nosso próprio corpo, e as relações que se estabelece a partir dele,é o primeiro grande passo para assumir um processo educacional realmente inclinado a estimular a reflexão, a chamada educação integral, a formação do cidadão ou qualquer adjetivo que se pretenda dar.

Encontrei este artigo na seção temática da revista aprendizagem, comentado pelo professor Mestre em Educação Física, Gonçalo Cassins do Carmo.

É necessário refletir como vem acontecendo, na prática a Educação Física dentro da escola e quais são seus objetivos, pois é indiscutível sua importância no desenvolvimento das crianças. Vale ressaltar também a importância desse profissional ter um ambiente favorável para desenvolver sua aulas com dignidade, pois a realidade que vemos é a falta de respeito com estes professores que entram na escola, mas não tem nem seu próprio espaço de trabalho.
Valéria Souto

0 comentários:

Postar um comentário