quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Por onde começar as mudanças na escola ?

Somos seres que conforme a ciência afirma, nos habituamos de acordo com nossas necessidades sócio-biológicas. Porém muitas vezes somos limitados e frágeis. Porém não podemos alimentar um estado de letargia o qual nos vemos tentados a permanecer diante das dificuldades. Até porque a mutação combina muito mais com o inquieto espírito humano. Temos conhecimento das transformações profundas que vêem acontecendo na sociedade brasileira, fator este que torna essencial a conscientização do papel da escola nesta nova conjuntura socPois há uma grande necessidade de se entender que precisa mudar.
Quando falo em mudança, não quero dizer mudar a disposição das carteiras, a cor da lousa, eliminar as cartilhas etc. Acredito que mudar é muito mais do que inovar, pois muitas inovações se operam sem que se altere o essencial.
A mudança implica em ir a fundo, em busca das raízes. Entendo que dentro da escola o processo de mudança deva partir da conscientização individual de cada educador, gestor, supervisor que é necessária à mudança. Porém cabe indagar:O que mudar? Porque mudar? Para que mudar?Ao refletir tais indagações inicia-se um novo caminhar estruturado em um novo paradigma educacional com característica democrática, crítica, integradora e reflexiva. Vai depender do nível de comprometimento de cada profissional. Professor assista ao filme e reflita na mudança da professora....

3 comentários:

Anônimo disse...

Valéria, olá!!
Meu nome é Zélia Maria, sou professora de matemática, Rio Grande, Rio Grande do Sul. Visitei o teu blog e achei muito interessante. Parabéns!
Assisti o vídeo e gostei muito, gostaria de colocar no meu blog, poderias passar o endereço, por favor. Meu blog: http://marimath.blogspot.com
Concordo plenamente contigo quando falas que a mudança na educação vai depender do nível de comprometimento de cada profissional.
Um grande abraço!!

Anônimo disse...

Olá Zélia!!! Muito obrigada pela visita, seja sempre bem vinda...
Entrarei no seu blog em breve e deixarei o endereço do filme.
Um abraço!

Anônimo disse...

Oi professora Valéria, ouvir falar de seu blog na escola aqui da minha cidade, Minas Gerais.Pois estamos estudando sobre as tecnologias na escola, este filme veio realmente nos ajudar muito em como realizar uma atividade do curso. Passei só pra te dizer que amei seu blog e estamos esperando mais postagem na área de mídias. Ainda não tenho blog mas quando fizer o meu vou te enviar oendereço. Parabéns!
Ha sou a professora Elisangêla. Um abraço

Postar um comentário