domingo, 22 de novembro de 2009

Textos de Natal .

Aproxima-se o Natal muitos colegas procuram textos natalinos para trabalharem com seus alunos ou colocarem em suas atividades avaliativas, então resolvi postar alguns textos, busquei a diversidade sem colocar regras de série ou idade, fica a criatividade do professor em adequá-lo a sua realidade. Espero que gostem!



É tempo de Amar

Natal é tempo de amor.

É tempo de embrlulhar presentes

e fazer doces...

Um tempo de presentes escondindos

em lugares secretos...

É tempo de brinquedos, tambores e bonecas

Um tempo de luzes

e ramos de pinheiro

O Natal é a época da família e de bons amigos

que mais uma vez revemos.

É tempo de música

e de canções de alegria.



Joan Walsch




ALEGRIAS DO NATAL


Natal, para mim, tem sabor de alegrias e surpresas, sabe por quê? Porque em minha casa cada um preparava uma surpresa para o outro.
Naquele Natal, porém havíamos combinado que ninguém ia dar presentes por causa das despesas com chegada do nenê, mamãe estava esperando nenê.
Eu já havia me conformado em não receber surpresas, mas quando acordei no dia 25, quase morri de alegria!
Sabe o que havia no meu quarto? Uma cadeira de balanço, de madeira, com uma almofada de retalhos bem coloridos!
Papai havia feito a cadeira e mamãe havia feito a almofada.
Não precisava dizer que fiquei muito contente.
Papai e mamãe ainda dormiam, e então chegou a minha vez de fazer uma surpresa. Eu havia preparado uma e estava escondida no meu guarda-roupa.
A surpresa presente, isto é, para o nenê que ia nascer. Como eu não podia gastar dinheiro, escolhi um calçãozinho da Madalena, a minha bonecona, lavei bem lavadinho, passei bem direitinho, dobrei e pus numa caixa. Embrulhei com papel bem bonito e escondi.
Peguei então o pacotinho, entrei bem quietinha no quarto dos meus pais e coloquei o presentinho, sabe onde? Sabe onde? Bem em cima da barriga da mamãe. Depois voltei para o meu quarto.
Quando eles levantaram, foram até a minha cama e me deram um beijo com gosto diferente, sabe? E eu também dei um beijo diferente neles. E não precisamos falar nada, porque já havíamos entendido tudo.






Cristina Porto.

CHUVAS DE ESTRELAS


Hoje, ao menos hoje...

Queria muitas estrelas no céu

Algo entorno dos seis bilhões

E quinhentos bilhões delas

E, que a luz de todas juntas

Pudesse iluminar todo o planeta!

Hoje, ao menos hoje...

Queria que cada indivíduo, pudesse sentir

A força da luz divina, sentissímos todos

O amparo e o aconchego

Das mãos ternas do criador!

Hoje, ao menos hoje...

Queria Deus de presente!

Presente em todos os corações, para que assim

Pudéssemos homens, animais e plantas

Em fim, a natureza toda, sentir toda beleza

Da grandiosisdade do amor de Cristo

Numa chuva de estrelas!

Paulo Cesar Coelho


SONHOS DE NATAL


Numa linda noite de Natal, uma menina ajoelhou-se diante do céu aberto e olhando para as estrelas falou com Deus assim:


Deus primeiro quero te agradecer pela minha vida e te dizer que tenho muitos pedidos, muitos sonhos, queria ganhar muitas roupas e sapatos, muitos brinquedos, mas entendo que não sou sozinha no mundo e vejo tantas coisas acontecerem que me deixa muito triste. Então resolvi pedir:


Que ajude as pessoas sem casa para morar, sem comida para comer, que moram nas ruas sofrendo, pois cada vez que vejo uma me sinto tão triste.


Faça com que os pais das crianças não morram, porque é muito ruim crescer com a falta de um deles. Olhai também as pessoas doentes que estão nos hospitais sofrendo de solidão e de dor. Oh Senhor!!! Não permita mais que o homem viva em guerra, pois sofro muito quando vejos as notícias de tamanha falta de paz e da tua presença na vida daquelas pessoas.


Em fim Deus, como eu disse são muitos os sonhos e pedidos, mas como aprendi que o Senhor vê nosso coração, então vou te pedir o maior dos meus desejos...


Olha dentro do meu coração e vê o quanto amo as pessoas e realiza todos os sonhos de amor, de solidariedade e de paz entre as nações e pessoas que tenho guardado. Amém!!


Valéria Barbosa de Souto.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Presente Especial



Ganhei o selo Doce Vicio do blog literaturamariamarlene.blogspot.com, uma pessoa muito especial para mim a quem eu admiro em tudo o que faz .

Você amiga já é um presente de Deus!

Dia da Consciência Negra

Foto retirada do site www.carlosabicalil.com.br

A Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera colaborar para o resgate da contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.
A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1534).
Algumas entidades como o Movimento Negro Unificado (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do autopreconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência no 20 de novembro são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1970, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.
A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.
Texto retirado do site velhosamigos.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Relação entre Cérebro e Aprendizagem



Nossa conversa hoje é sobre a mente humana e a aprendizagem. No dia a dia de sala de aula presenciamos crianças com muita dificuldade para aprender, sabemos que podem ser múltiplos os problemas e sempre estamos procurando um culpado, mas não paramos para pensar sobre o cérebro e a aprendizagem.
Segundo Johnson & Myklebust o cérebro funciona de forma semi- autônoma, ou seja, um sistema pode funcionar sozinho; pode funcionar com dois ou mais sistemas; ou pode funcionar de forma integrada ( todos os sistemas funcionando ao mesmo tempo). Os sitemas mais presentes a nível de distúrbios neurogênicos são: auditivo, visual e tátil.

Se o professor toma conhecimento deste funcionamento cerebral, pode ressignificar sua prática docente adotando uma didática que caminhe de forma sensório-motora ao funcionamento operatório formal. (Soares, 2003) Facilitando a explicação: Existem três formas de aprendizagem:
  • Aprendizagem Intra-Neurosensorial
  • Aprendizagem Inter-sensorial
  • Aprendizagem Integrativa.
Um tipo ou forma de aprendizagem não é exclusivamente intra-neurosensorial, o que precisa ser pontuado é que se, um sistema estiver comprometido, não necessariamente irá comprometer outros. É neste sentido que uma aprendizagem pode ser estudada como intra-neurosensorial.

Já aprendizagem inter-neurosensorial é o tipo que mais interessa a nós educadores, quando se estabelece uma atuação preventiva. Estudos mostram que certa aprendizagem ocorre quando dois ou mais sistemas funcionam de forma inter-relacionada. Fazer uso da música em atividades escolares é um recurso valioso, pois há a possiblidade de trabalhar simultaneamente os sistemas auditivos, visuais e até mesmo o sistema tátil ( caso a música desencadeie uma dramatização). A proposta é dar uma aula que "facilite" o funcionamento inter desses sistemas, sem necessariamente o professor ter que saber, se a melhor forma daquele sujeito em lidar com os objetos externos é: auditiva, visual ou tátil.

Montar um planejamento com esses pré-requisitos é uma forma de atuação saudável, onde Educação e Saúde possam caminhar lado a lado.
Consequentemente, esta atuação sob este ponto de vista, facilitará um outro tipo de aprendizagem-Integrativa. Se o professor tiver conhecimento da modalidade de aprendizagem do seu aluno, poderá transformar-se em um facilitador do processo ensino-aprendizagem.

Exigir uma atuação padrão dos alunos é um caminho improdutivo;cada um é um, com o seu próprio tempo lógico e psicológico e cada um te uma maneira específica de lidar com o conhecimento. Respeitar esta veia, este canal para o ato de aprender é preservar o cérebro de uma possível sobrecarga que só contruiria para uma desintegração total da aprendizagem.

Proporcionar uma aula trabalhando com as crianças os quatros níveis de aprendizagem: Organismo - Corpo - Inteligência permeado pelos princípios ligados ao ato de aprender: Atividade - Criatividade - Autoridade - Liberdade com certeza favoreverá uma atuação psicopedagógica preventiva de forma a não contribuir nas crianças os problemas de aprendizagem em função do desenvolvimento da relação que há entre cérebro e os modos pelos quais o homem aprende.

Dulce Consuelo R. Soares

sábado, 7 de novembro de 2009

Ética...?


Imagem retirada do blog professorricardovieira.blogspot


Este ano foi para mim um ponto de reflexão – sobre a ética de servidores públicos em cargos de confiança na educação brasileira e com muita tristeza, mas também de consciência limpa escrevi este texto que compartilho com vocês...

Vivemos momentos onde as relações de trabalho desconhecem sua essência quanto à ética e o respeito ao cidadão trabalhador. O excesso de poder permitido em determinados órgãos públicos a cargos políticos é simplesmente vergonhoso. E quando vivemos isso no âmbito da educação ficamos estarrecidos, enquanto educadores, a pensar o que a política de nosso país permite aos seus eleitores, que confiam em mudanças para melhorar a qualidade de vida das pessoas, e o que nós vemos é abuso de poder por pessoas sem nenhuma ética profissional e muito menos conhecimento intelectual suficiente que o façam perceber que a EDUCAÇÃO não pode e nem deve seguir a certos dogmas eleitoreiros.
A educação precisa de pessoas sérias que tenham na sua alma o amor pela mesma e não por partidos políticos, pessoas que estejam em cargos educacionais por competência e não por promessas políticas, as quais muitas das vezes, pela conduta de quem atua, termina até prejudicando um governo sério e competente que lhe confiou um trabalho. Mas enfim... e onde está a ética? Será que conhecem? Ou pelo menos já descobriram que os parâmetros curriculares da educação retratam sobre a ética no âmbito educacional? Então deixa eu falar um pouquinho sobre ela....
A Ética diz respeito às reflexões sobre as condutas humanas. A pergunta ética por excelência é: como devo agir perante os outros? Verifica-se que tal pergunta é ampla, complexa e que sua resposta implica tomadas de posição valorativas. Você enquanto servidor público em cargo de confiança de um governo, faça esta pergunta a você mesmo....Como devo agir perante os outros? E não sai por ai exalando poder provisório...nós cidadãos brasileiros pagamos suas contas, merecemos o mínimo de respeito. O ser humano é por excelência um ser mutável, por isso cabe a ele errar e repensar em suas atitudes mudando-as para melhor. Mas devemos pensar...o melhor para quem? Para mim? Uma boa política busca discussão, boa relação e age com bom senso. Diante de tantos absurdos que vemos por excesso de poder na EDUCAÇÃO perpassando a ética profissional, desrespeitando os pilares da ética do servidor público, pergunto...
Haveria razões que justificam a necessidade de ser um bom cidadão além da tolerância mútua? Isto será suficiente para garantir ao homem a manutenção do desejo que o move em todos os aspectos de sua vida? Como escapar do poder que nos pede apenas uma atitude de "homologação" como dizia Pasolini?
A sistematização da política, não eliminou as práticas viciosas, mas ao contrário aperfeiçoou e sofisticou o seu uso, disfarçando-a, qual o camaleão, com os vernizes da civilização.
Gostaria que pelo menos respeitassem os educadores e lembrassem que somos formadores de opinião...
A sociedade brasileira necessita de ações urgentes e eficazes, mas a condição para reconstituir o tecido de uma sociedade esfacelada pela miséria, violência, impunidade , individualismo e assédio moral é ajudar o homem a fazer a experiência da busca de sentido, do reconhecimento das exigências que o constituem e o impelem à ação. É fazer o cidadão trabalhador buscar conhecer seus direitos garantidos na constituição brasileira, não calar diante dos abusos de poderes provisórios, de pessoas sem condição intelectual de atuação profissional e ética. Desta forma teremos a possibilidade de múltiplas experiências sociais, que partem de homens que também são cidadãos e que se reconhecem como cidadãos por direito.
Refletir no que o professor Luis Carlos Ludovikus Moreira de Carvalho retrata abaixo, é premissa...

Faz-se necessário um salto do individual para o coletivo, do privado para o público, do particular para o universal. Mas, isto não quer dizer que se exija que sejamos Sócrates, Cristo,Ghandi, Buda; ou Tiradentes, Antônio Conselheiro, Zumbi. Podemos, simplesmente fazer como alguns negros fizeram nos Estados Unidos. A lei os proibia de entrar em bares, eles entravam assim mesmo. Até que um dia aquela lei virou lixo.

Calar diante da impunidade é a mesma coisa de consentir aos absurdos que vemos acontecer na relação de trabalho do educador brasileiro... Quero finalizar lembrando que;
“Nós educadores somos formadores de opiniões”