quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Texto Recortado




Uma discussão muito presente no contexto escolar é como trabalhar uma atividade significativa. Sabemos que é um desafio “desequilibrar” as redes neurais dos alunos, para isso a atividade a ser trabalhada precisa ter um significado importante no qual instigue a vontade de resolver, de construir aquele desafio oferecido pelo professor.
Quando problematizamos geramos conflitos cognitivos nos alunos que provocam a necessidade de empreender uma busca pessoal.
E diante deste contexto resolvi socializar com vocês uma atividade que realizei com meus alunos da 2ª série do Ensino Fundamental de oito anos.
Atividade: Leitura compartilhada
Procedimentos: As crianças foram divididas em dois grupos as quais receberam fragmentos de texto em partes correspondente ao número de alunos que havia na classe.
Cada aluno deveria lê a sua parte, em seguida, pedi-lhes que montassem os textos na seqüência, de modo que se tornasse coerente. Como a turma foi dividida em dois grupos então tivemos dois textos.
Depois da montagem dos textos as crianças leram as estórias para toda à turma.
O texto a ser escolhido fica a critério do professor e da necessidade de sua turma pode ser a letra de uma música, uma parlenda, uma poesia uma narrativa etc...
Observação: Foi muito interessante vê as crianças discutindo, sorrindo, imitando, concordando, discordando, cobrando a participação do colega, ou seja, construindo a aprendizagem oferecida. A socialização dos trabalhos de leitura foi divertida e ninguém teve preguiça para lê.
Conclui que aquela leitura onde as crianças tinham que descobrir do que falava o texto provocou uma busca significativa para eles em descobrir a resposta, e o mais interessante é que sem competição, pois um precisava do outro para concluir a atividade.
Segundo Ausubel (1988), é indispensável para que haja uma aprendizagem significativa, que os alunos se predisponham a aprender significativamente. Vem daí a necessidade de “despertarmos a sede”. E com certeza numa atividade tão simples como essa, senti que provoquei os neurônios dos meus alunos de forma positiva.

sábado, 24 de outubro de 2009

Conversa com os pais ....


Minha conversa hoje é com os pais de crianças e adolescentes que desconhecem os direitos de seus filhos por terem uma Educação de Qualidade. Aqueles pais que matriculam seus filhos distante de sua residência por não encontrarem vaga perto de suas casas, e passam por problemas dificíeis para manter as crianças na escola, são pais que trabalham e não tem como levar as crianças para a escola e muito menos o dinheiro do transporte, enfim são várias as queixas que vejo no dia da realidade da Escola Pública. Fiquem sabendo que:

O direito fundamental à educação assegurado a todas as crianças e adolescentes, de forma indiscriminada e universal, está insculpido na doutrina da proteção integral a qual, de forma absolutamente inovadora e revolucionária, veio abrir novos horizontes para o atendimento da população infanto-juvenil brasileira.

Não é favor. É lei. Exija uma Educação de qualidade dos governantes. Você tem direito a:

Vagas para seus filhos na creche, na pré-escola, no ensino fundamental e no ensino médio.

Uma Educação de qualidade aprender é um direito fundamental de seu filho.

Matricular as crianças com necessidades especiais em escolas regulares.

Alimentação adequada em todas as escolas.

Receber material didático.

Transporte gratuito para seus filhosquando a escola for distante.

Ser recebido pelos educadores do seu filho.

Fazer parte do Conselho Escolar, formado por comunidade e escola.

200 dias de aula por ano e 4 horas de aula por dia.

Diante de um problema, reclame na Diretoria Regional de Ensino e nos demais Conselhos de Direito. Se tiver dificuldade escreva para o site educarparacrescer.com.br e bote a boca no trombone.


Guia da Educação em Família - Educar para Crescer

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PARABÉNS RIO DE JANEIRO! COPA 2014 ...



Não poderia deixar de referenciar este momento histórico de nosso país, o qual o Estado do Rio de Janeiro mostrou sua beleza natural e foi escolhido para assediar a copa de 2014. Parabéns a todos os cariocas em especial ao meu saudoso avô nascido em Volta Redonda no Rio de Janeiro.

domingo, 18 de outubro de 2009

REFORMA ORTOGRÁFICA ...



Para quem gosta de jogar clique no site abaixo é muito genial, você vai jogar e ao mesmo tempo aprender a nova reforma ortográfica. Teste seus conhecimento...Boa Sorte!!!

http://www.fmu.br/game/home.asp

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

15 DE OUTUBRO...


Não sei o que combina mais contigo,
Uma poesia, um livro, uma pintura,Sinceramente fico pensando
No que deve dar alegria
A alguém que é objeto da alegria de tantos.
Na verdade, o professor de verdade,
É aquele que prefere dividir o que possui,
Do que ter somente para si.
O verdadeiro mestre, sente-se feliz...
Quando percebe que o caminho que
Ele abriu tem sido trilhado por muitos.
O mestre tem a sua realização no aprendizado Do pupilo,
da passagem da experiência.
É por isso que meras palavras
Não podem recompensar
A alguém que optou por esta carreira
Que muitas vezes é dolorosa e cheia de espinhos.
Chamo-te somente mestre, abnegado coração
Que se sensibiliza com os olhos sedentos
Por uma vida menos escura, mas cheia de luz.
E essa luz, está em suas mãos,
Em seu coração, em seu olhar.
Que bom que existe um dia reservado só para você!
Obrigado por sua obstinação incontida,
Pois graças a ela, você nunca desiste.
Você é muito importante...
Espero que você seja sempre assim.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A Educação Física e sua Relação com a Aprendizagem


"O processo de aprendizagem se dá através e sobre o corpo e, neste sentindo, deve oportunizar a reflexão sobre este homem que sente, se expressa, e aprende por meio do movimento..."


Nos últimos trinta anos, a produção acadêmica da Educação Física tem se apresentado de forma cada vez mais marcante e sua relação direta com o processo de aprendizagem cada vez mais sendo debatida. Se historicamente a Educação Física era compreendida enquanto uma área de conhecimento, que se dedicava ao ensino de técnicas esportivas, atualmente trata de discutir um dos aspectos da cultura, a chamada cultura corporal.

Mas o que essa mudança de concepção tem haver com o processo de aprendizagem?

A primeira resposta caminha exatamente na direção de indicar a frouxidão de suas amarras com suas raízes biológicas/higienistas, fato que a liberta da simples execução de movimentos com finalidade de rendimento.

A orientação de propostas pedagógicas de cunho marxista, e orientadas pelas teorias críticas, indicam o compromisso com o fomento do debate sobre o homem e sua relação com a cultura.

Se no entedimento de Vygotsky (1993) o pensamento é gerado pela movimentação, ou seja, pelos nossos desejos, necessidades, interesses e emoções, cabe à Educação Física assumir uma postura centrada no processo de aprendizagem ( uma dimensão que utrapassa os limites pedagógicos/didáticos, mas que também encontra na realidade concreta).

O processo de aprendizagem se dá através e sobre o corpo e, neste sentido, deve oportunizar a reflexão sobre este homem que sente, se expressa, e aprende por meio do movimento e que, em última análise, é produzido por um determinado tipo de sociedade.
Compreender nosso próprio corpo, e as relações que se estabelece a partir dele,é o primeiro grande passo para assumir um processo educacional realmente inclinado a estimular a reflexão, a chamada educação integral, a formação do cidadão ou qualquer adjetivo que se pretenda dar.

Encontrei este artigo na seção temática da revista aprendizagem, comentado pelo professor Mestre em Educação Física, Gonçalo Cassins do Carmo.

É necessário refletir como vem acontecendo, na prática a Educação Física dentro da escola e quais são seus objetivos, pois é indiscutível sua importância no desenvolvimento das crianças. Vale ressaltar também a importância desse profissional ter um ambiente favorável para desenvolver sua aulas com dignidade, pois a realidade que vemos é a falta de respeito com estes professores que entram na escola, mas não tem nem seu próprio espaço de trabalho.
Valéria Souto

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

FORMAÇÃO CONTINUADA ...




As TICs na Educação é um novo paradgma, que em seu próprio conceito traz embutida a idéia de pluralidade, de inter-relação e de inter-câmbio crítico entre saberes. .
Dessa forma acredito, que abrem-se possibilidades de profunda transformação na prática educativa, um redimensionamento e uma dinamização alicerçada no procedimento de questionar, de admitir, a provisioriedade do conhecimento e a abertura ao diálogo do novo mundo globalizado, as mídias, como instrumento de trabalho crítico e reflexivo das situações sócio políticas e econômicas...

Acredito no educador que busca traçar caminhos de acordo com seu tempo, que vence as barreiras do dia a dia através do seu esforço de aprender a aprender .
Terça-feira dia 06/10/2009 iniciamos o curso de Introdução à Educação Digital oferecido pelo MEC em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação da Regional 16 através do NTE- Tucuruí. O curso foi ministrado pelos formadores selecionados pelo MEC, Elisvânia Nunes, Leila Perez e Valéria Souto.

Quero parabenizar a todos os professores que se inscreveram, vencendo o cansaço de um dia de trabalho e buscando refletir sobre o papel da tecnologia na sua vida e na sua formação de professor.

PARABÉNS em especial aos professores da turma em que sou formadora...Vamos lá gente o barco está só inicando uma linda viagem..ainda temos muitas paisagens para admirar!!!